quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Substantivos concretos e abstratos... Dá para pegar? Rsrsrs...

Vamos começar a "brincadeira"... Responda-me: Vampiro, fada, saci, lobisomem, sereia; morfologicamente são classificados como substantivos; mas... Concretos ou abastratos.

Abstratos? Tem certeza? Por que? Porque não dá para pegar? Rsrsrs... Brincadeira né?

É incrível como alguns "professores" têem/teem a capacidade de afirmar uma coisa dessa: Substantivo abstrato é tudo aquilo que pegamos, que sentimos.

Bom, é interessante esta falha. Já conversei com algumas pessoas que ensinam aos pequeninos e perguntei o motivo de ensinarem desta forma; algumas, realmente, acreditam que concreto é tudo o que se pega e outras falaram que eles, os pequeninos, não entenderiam esta questão de abstrato; Creio que entenderiam sim, o lúdico é para ser trabalhado nesta parte com toda eficácia. Pior é quando chegam ao ensino fundamental e ainda continuam com esta falha... E mais drástico ainda, quando são ensino médio e eu pergunto: Vampiro? Concreto ou abstrato? E ouço aquele coro fantástico: É claro que é abstrato, não podemos pegar!!! Cara, chega dá uma dor... O pior é quando explico e alguns dizem: Que é isso professor? Sério? Tá louco é? Rsrsrsrs...

Resumindo...
Concreto é tudo aquilo que possui existência própria... Exemplo: Independente de você acreditar ou não, os vampiros existem, na ficção claro, mas possuem uma forma... Quer ver uma dica bem ridícula, mas que serve que é uma beleza? Tudo o que desenhar é concreto; logo... Vampiro, sereia... CONCRETÍSSIMOS...

Carleial, então o ódio é concreto, pois desenho um cara matando o outro... Rs... Não filho, aí você está desenhando, realmente, um cara matando o outro, não ódio... Entendeu.

Abastrato é tudo aquilo depende para existir; exemplo: O amor para existir, é necessário alguém amar. A saudade, é preciso alguém sentir... Sacou?

Outra coisa... desenhar um coraçãozinho não é desenhar o amor viu!

Um forte abraço em todos!
Prof. Carleial.

5 comentários:

  1. Gostei muito dessa aula que vc deu com os substantivos: abstratos e concretos. Adoro portugues e essa sua iniciativa foi bem legal. Deveria fazer isso mais vezes, é bem mais fácil de entender.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. essa aula foi muito proveitosa tirei todas as minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um livro que diz que OPINIÕES é concreto. Frase: As opiniões da família nem sempre são favoráveis ao trabalho dos filhos.

    Não consigo entender o porquê.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto um sentimento abstrato por você gratidao💖obrigada

    ResponderExcluir